• André Luiz Oliveira

CADASTRO ÚNICO: COMO SABER SE FAÇO PARTE?


Visando minimizar os impactos econômicos do Covid-19 sobre os trabalhadores informais, desempregados e Microempreendedores Individuais, o Governo Federal anunciou a liberação de Auxílio Emergencial e para saber se você já possui inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) basta você acessar ao site do Ministério da Cidadania através do link: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/. Preencher o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora. Clique em “Emitir” para saber se está no cadastro ou não.

Dica:

· Muitas vezes não lembramos o nome fornecido no cadastro, então tente todas as combinações do seu nome e sobrenome para fazer essa consulta.

· A grande procura pode gerar instabilidade no site, mas não se preocupe, existem outras formas de conferir seu cadastro.

A consulta poderá se dar também pelo aplicativo do Cadastro Único no seu celular, para tanto, baixe o aplicativo na loja do seu celular (Google Play ou App Store), abra o aplicativo e clique em entrar. Preencha o mesmo formulário do site: nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.

Ou também por telefone, pois o Ministério da Cidadania conta com um canal de atendimento para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico, para isso ligue para 0800 707 2003, selecione a opção 5. A ligação é gratuita e os horários de atendimento são da 07h às 19h de segunda a sexta e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados.

O benefício será pago, prioritariamente aos trabalhadores informais que estão no Cadastro Único, aos Microempreendedores Individuais e contribuintes individuais e, por último, aos informais sem cadastro (que devem fazer autodeclaração).

14 visualizações