Negativação SCPC e SERASA

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Você entra em contato conosco. É  feita uma avaliação, totalmente gratuita do seu caso e solicitamos os documentos necessários para a confecção do processo.

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Agendamos a melhor data e horário para assinatura da procuração e demais documentos necessários para a propositura da ação. 

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Processo distribuído! Após o processo distribuído acompanharemos cada etapa da ação, até o seu término, e, continuaremos à disposição para dirimir qualquer duvida e auxiliar em qualquer situação necessária.

O que é SCPC, SPC, Serasa e CDL?


O SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito, SPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito, Serasa e CDL – Câmara de Dirigentes e Lojistas são órgãos (banco de dados) que armazenam informações cadastrais, informações de dívidas (cadastro negativo) e informações de pagamento (cadastro positivo) dos consumidores, pessoas físicas e jurídicas.




Tive o meu nome negativado e não recebi aviso. Isso é normal?


Não, o Código de Defesa do Consumidor determina que toda abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá o consumidor ser comunicado por escrito, quando não solicitada por ele. Há uma discussão jurídica se está comunicação deve ser mediante aviso de recebimento ou não. A ausência desta comunicação gera danos morais em favor do consumidor.




Fui realizar uma compra a prazo e meu crédito foi negado em razão de uma restrição de débito que desconheço. A empresa é obrigada a me informar os dados desse apontamento?


Sempre que realizar alguma compra e for identificada alguma restrição de crédito, o consumidor poderá solicitar diretamente ao lojista a identificação da empresa que procedeu a inclusão do registro de débito, ir ao local e saldar a dívida.




Já quitei minha dívida, quanto tempo demora para meu nome sair do SCPC/Serasa?


De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para baixa do apontamento de débito é de até 5 dias uteis, sendo de responsabilidade do credor a efetivação da exclusão do registro de débito. Quando o apontamento não é excluído neste prazo, o consumidor tem direito a indenização moral.




Por quanto tempo meu nome pode ficar sujo no SCPC/Serasa?


De acordo com o Código de Defesa do Consumidor o prazo é de 05 (cinco) anos, contados da data do débito e não da data do apontamento ou da data do protesto. Passado este prazo, é terminantemente proibido, o fornecimento de informações, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, que possam impedir ou dificultar o consumidor a novo acesso ao crédito junto aos fornecedores. A manutenção de informações negativas do consumidor por período superior a 05 (cinco) anos configura dano moral.




Uma pessoa pode ser negativada por deixar de pagar pensão alimentícia?


Sim, mediante ordem judicial. Sendo assim, pode o cônjuge solicitar ao juiz da execução a expedição de ofício para que o débito alimentício seja registrado.




Se eu estiver com o nome negativado não poderei tirar passaporte?


Não temos conhecimento dos procedimentos da Polícia Federal, que é o órgão responsável pela emissão de passaportes.




Quero negociar/quitar minha dívida e tirar meu nome do SCPC/Serasa, como faço?


O consumidor poderá regularizar o seu crédito a qualquer momento, bastando para isso procurar a empresa credora e proceder ao pagamento do débito pendente. A concessão de descontos em negociações de débito é uma faculdade do credor.




Como localizar a empresa que me negativou?


Para localizar informações a respeito da empresa que realizou a negativação, primeiro procure o órgão de proteção ao crédito aonde a negativação está apontada. Se a empresa não for localizada ou não tenha mais atividades, e nem houver sucessor que possa receber e dar quitação, a entidade irá desativar esta empresa como associado e cancelar os registros de inadimplência. Entretanto, se houver algum endereço para localização do credor, de seu sucessor ou procurador, a entidade deverá fornecê-lo para fins de propositura de ação de consignação em pagamento.




Como devo proceder no caso de ter um registro irregular no meu nome?


Primeiro o consumidor deve tirar um print ou um extrato do apontamento de débito indevido, após fazer um Boletim de Ocorrência e, com esses dois documentos e mais cópia do RG, CPF ou CNH e do comprovante de endereço, procurar a Justiça ou um advogado para propor ação contra a empresa que fez a negativação.




Perdi / Roubaram / Extraviaram meus documentos, como devo proceder?


O consumidor que teve os documentos perdidos, roubados ou extraviados, para fins de prevenção, pode notificar a ocorrência junto aos órgãos de proteção ao crédito.




Quero consultar meu CPF, como faço?


O consumidor que precisa saber como está sua situação cadastral em nossa base de dados, deverá comparecer até o balcão da entidade da sua cidade ou da cidade mais próxima portando o seu CPF original para solicitar uma consulta.




O que é o cadastro positivo?


O chamado Cadastro “Positivo” é um sistema de pontuação que reúne informações sobre uma pessoa para avaliar o risco de crédito, ou seja, ele mede se você é “confiável” em relação a suas obrigações financeiras




Como sua nota é calculada?


Essa nota é calculada a partir de informações suas coletadas por birôs de crédito: seus dados financeiros, sua renda, se você está em dia com os pagamentos de contas de energia, água, telefone, entre outros, além dos dados de seus familiares em primeiro grau. Quando alguém afirma que “seu score está baixo”, isso quer dizer duas coisas: que suas informações pessoais foram coletadas e estão sendo tratadas por bancos de dados que alimentam esse sistema, e que você está ranqueado com uma pontuação – geralmente de 0 a 1000 – que estima sua probabilidade de inadimplência.





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